Evangélicas
Antes, porém de começar a conhecer um pouco das principais igrejas evangélicas é importante saber que a maior igreja Evangélica do mundo não é Brasileira como muitos pensam e outros afirmam, ou seja, não é a Igreja Universal do reino de Deus, esta igreja que segue a sigla “I.U.R.D.” é a maior do Brasil sim. Porem a maior do mundo esta na coreia do Sul e se chama ““ A Igreja do Evangelho Pleno de Yoido “” Esta Igreja conta com mais de 500 pastores e mais de 800 Mil seguidores. Seu fundador e pastor é Pr. Davi Yonggi Cho. Esta Igreja esta ligada a Igreja Brasileira ‘Assembleia de Deus. ’
I.U.R.D. - IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS. É a mais polemica das igrejas evangélicas. Esta igreja é Brasileira, foi fundada em 1977 pelo seu ainda atual presidente Edir Macedo.
Hoje se encontra em mais de 180 países. No Brasil tem mais de cinco mil igrejas, 15 mil pastores e 13 mil seguidores. De todas as igrejas evangélicas a I.U.R.D. é a que tem a doutrina mais rígida e lembra muito a doutrina católica (lembrando que apesar de a tradução para a palavra católica ser; ''Universal, '' a igreja Universal. R.D. é evangélica.). Entre essas rígidas doutrinas existe a mais importante de todas que é o dizimo.
O fiél seguidor, chamado de membro é obrigado a doar uma quantia mínima de 10% de sua renda a igreja. Pode ser diariamente, semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente. O membro que não dizimar pode ser punido a não frequentar mais a sua igreja.
Um fato muito polêmico é que a I.U.R.D. agora insere o nome do membro aos orgãos de proteção ao crédito, ou seja, o membro que não paga dizímo a mais de três meses vai para o SPC e Serasa. (Informação não oficial nem manifestada pela I.U.R.D.)
Esta igreja tem seu próprio livro de doutrina, assim como a católica tem seus própios 10 mandamentos da igreja. Este livro chama-se; Doutrinas da I.U.R.D. ' escrito pelo próprio presidente Edir Macedo. A Universal se baseia em uma força sobrenatural da fé que ela acredita ser imposta apenas por ela mesma e apenas dentro de seus chamados; templos de fé.
Porque éla é a mais polêmica entre as igrejas evangélicas?
Esta igreja está em constante atrito com o ministério público, o que levou em 1992 seu presidente e "bispo" Edir Macedo a prisão, acusado por delitos de charlatanismo, estelionato, lezão a crendíce popular, uso de documentos públicos falsos, entre outras acusações. Após estes fatos Edir Macedo publicou uma bibliografia sua chamada ‘O Bispo’ com uma foto sua na prisão como capa como capa.
- Edir Macedo hoje tem 66 anos. Antes de se tornar um "evangelista cristão" ele era católico devoto e praticante de família católica. Deixou o catolicismo para se dedicar durante alguns anos a terrenos de candomblés e só depois se "converter á evangélico" Ele, junto com a sua igreja universal do reino de Deus é dono da rede Record de televisão, do site Arca universal, da revista Plenitude, dos jornais Correio do povo, Folha universal e Hoje em dia. Também é dono da grafíca editora universal, além de várias emissoras de rádios e até de um partido político, o PRB (partido Repúblicano Brasileiro) Edir Macedo teve sua imagem mais manchada ainda com os vazamentos de videos caseiros na internet, onde ele na companhia de alguns’ pastores’ fazendo brincadeiras com notas de dinheiro arrecadado em um culto. No vídeo Edir Macedo ensinava aos outros pastores como tirar dinheiro dos fieis colaboradores. Algumas frases públicas de Edir Macedo ficaram famosas no mundo inteiro como;
-Quem não dá o dizimo, rouba de Deus.
-Nós vamos lá, bota para quebrar, faz cambalhota e o povo fica louco.
-Se não quiser que se dane. Ou dá ou desce.
A I.U.R.D. é a maior comunidade de todas as Igrejas Evangélicas Brasileiras. É também a que mais rapidamente se expande. Apesar de todas as polemicas envolvendo Edir Macedo ele continua firme na direção da Igreja a qual fundou, e seus seguidores fieis.
Da costela da Igreja Universal se deu origem a mais uma Igreja Evangélica independente que também se expande rapidamente pelo território nacional e exterior também, porém desde sua fundação esta em constante atrito com a Universal. É a I.M.P.D. “Igreja Mundial do poder de Deus”.
I.M.P.D. - IGREJA MUNDIAL DO PODER DE DEUS. Também é uma igreja brasileira. Fundada em 1998 pelo "apóstolo" Valdemiro Santiago. Essa igreja surgiu de uma divirgência entre seu lider e o lider da igreja Universal do reino de Deus, Edir Macedo. Valdemiro Santiago foi por quase 20 anos "apostolo" da Universal e por motivos de liderança brigou com Edir Macedo atual presidente da I.U.R.D.
Alguns dizem que ele foi expulso da Universal, outros dizem que ele mesmo cortou seus laços fatos não esclarecidos oficialmente. A partir dai, Valdemiro Santiago fundou sua própria igreja que tem como principal meta o mesmo que a Universal; O dizimo.
Esta igreja se expandiu rapidamente e atualmente conta com mais de duas mil igrejas no Brasil e exterior. A ênfase exagerada em ofertas, dízimos, campanhas de cura e libertação espiritual, milagres e a prosperidade financeira associada à prática da simonia são os principais motivos de críticas relacionadas a esta igreja devido a seu caráter totalmente heterodoxo. (opinião contrária, do contra ao comum).
Assim como aconteceu com a Universal, da costela ‘digamos assim’ da Mundial do poder de Deus também nasceu outras duas Igrejas.
A Igreja Mundial Renovada é a primeira dissidência da Igreja Mundial do Poder de Deus. O nome "Mundial Renovada" também é uma alusão à Universal. Em abril de 2009, o bispo Roberto Damásio desligou-se da I.M.P.D. Em 29 de maio de 2010, inaugurou a sua própria igreja, a Igreja Mundial Renovada.
O ‘pasto’ Givanildo de Souza, uns dos primeiros fiéis da igreja Mundial do poder de Deus, e inclusive até próximo ao fundador da Mundial; Waldemiro Santiago deixou a igreja em 2010. Ele alegou que deixou a igreja por discordar de Valdemiro de obter dízimos, geralmente muito altos. Em agosto de 2010, deixou a igreja e em setembro fundou a igreja Missionária do Amor, com sede em Araçatuba, interior de SP. Esta igreja Mundial do poder de Deus tem várias acusações e polêmicas que são facilmente achadas na web. Uma das mais polemica situações que esta igreja esta envolvida é a de pastores presos com armas, entre outras acusações do ministerio publico.
Na doutrina, a única diferença entre Igreja Mundial do poder de Deus e a igreja Universal é que esta não obriga ao dizimo apenas induz seu l fiel a pagá-lo. Também acredita em uma força sobrenatural de fé aplicada por ela mesma.
-A. D.V.E.C. - IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLÉIA DE DEUS VITORIA EM CRISTO. Também é uma igreja brasileira. Fundada em 20 de maio de 1959 essa igeja se chamava Assembleia de Deus da Penha (lugar onde surgiu). E a partir desta data trocou o nome Penha, por Vitória em Cristo. Seu fundador foi o "pastor" José Pimentel de Carvalho. Apesar de ser antiga, não tem uma demanda tão grande como a I.U.R.D. e a I.M.P.D. Tem filial em apenas cinco estados do país; RJ, PR, MG, ES, e PE. E apenas uma filial no exterior situada nos Estados Unidos. Esta igreja tem mais de 12 mil membros.
Em referência a sua doutrina, não tem muita diferença da Universal e da Mundial. É Pentecostal, também pede dizimos como a Mundial. Tem na atualidade a sua frente como presidente e líder evangelista um homem muito conhecido e conceituado no Brasil; Silas Malafaia. Um evangelista protestante polêmico. Formado em psicologia ele é também televangelista e presidente da editora central gospel. Silas Malafaia é líder desta igreja, mas é também disputado por outras igrejas as quais ele vive aceitando convites para palestrar.
É também vice-presidente do Conselho Interdenominacional de Ministros Evangélicos do Brasil (CIMEB), entidade que agrega cerca de 8.500 pastores de quase todas as denominações evangélicas brasileiras.
Porque Silas Malafaia é polêmico?
Silas Malafaia é conhecido por suas manifestações através de textos e vídeos em que defende as práticas cristãs no ponto de vista de críticos como exagerada e primitiva. Silas Malafaia se posiciona firmemente contra questões como o aborto e a prática homossexual.
Em junho de 2008 liderou uma manifestação diante do congresso nacional, contra o projeto de Lei 122/2006, o PL-122. O qual defende e dá direito a homossexuais. Ele afirma que o projeto não protege os direitos dos homossexuais, mas sim lhes dá privilégios, pois suas condutas não poderiam ser mais criticadas ou desestimuladas.
A situação que suja a imagem desta igreja junto a I.U.R. D e a I.M.P.D. é a constante troca de acusações públicas entre Malafaia e Edir Macedo. Entre elas esta a acusão de Malafaia contra Edir Macedo;
Malafaia afirma que Macedo "usa o santo para financiar o profano", ao acusar o bispo Macedo de injetar "bilhões" do dinheiro do dízimo "para promover prostituição, adultério, homossexualismo e sensualidade" - numa referência à programação da TV Record, da qual Macedo é dono. A A.D.V.E.C. tem um programa de TV com o mesmo nome da igreja, e é apresentado pelo próprio Silas Malafaia.
I.E.Q.- IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR. É uma igreja pentecostal. Foi conhecida como a Igreja do Evangelho Quadrangular, a partir de 2000. Não é uma igreja genuinamente brasileira, sua fundadora foi uma missionária americana chamada Aimee Semple McPherson, em 1921 Los Angeles foi o centro de suas operações.
Em 2000 teve uma adesão de mais de 8.000.000 de pessoas, com 66,000 igrejas em 144 países. Em 2006, a sua membresia nos Estados Unidos era de 353,995 pessoas em 1,875 igrejas. Embora as suas congregações estejam concentradas ao longo da Costa Oeste, a denominação está bem distribuída pelos Estados Unidos.
Os estados com a maior taxa de adesão são: Oregon, Hawaii, Montana, Washington, e Califórnia. Sua doutrina é conciderada normal, e tem sua evangelização no Brasil baseada nas dos Estados Unidos.
Nenhuma anormalidade por parte de seus lideres ou seguidores que tenha sido relatada ou reconhecida nacionalmente
A comunidade; - IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA é também uma comunidade Cristã protestante. Dizem que seu fundador foi Guilherme Miller, um americano estudioso 'leigo' da bíblia, que chegou há anunciar o dia da volta de Jesus Cristo com a data programada, o que atraiu milhares de seguidores que ficaram decepcionados com o fato não consumado.
Esta comunidade 'igreja', como o nome já sugere, é preservadora do sábado, uma lei judaica que proibibe qualquer pratica de trabalho ou coisa parecida neste dia da semana para qualquer membro, seja este um trabalho ou um favor, para terceiros ou para sí mesmo, seja este patrão, empregado, autonômo ou não e indiferente da razão ou necessidade. O sábado para esta comunidade é somente e referênte a DEUS.
Em meados de 2007 a Igreja adventista do sétimo dia chegou a ser o décimo segundo maior corpo religioso de mundo, e atualmente é a oitava maior organização internacional de Cristãos do mundo. Está hoje em mais de 200 paises e tem mais de 17 milhões de membros, sendo destes 1.6 milhões no Brasil. Um fato curioso e diferente desta comunidade é a doutrina da teoria sobre a vida após a morte, que leva o nome de: ESTADO INCONCIÊNTE DOS MORTOS. Para eles a pessoa quando morre entra em um sono profundo e perde todas as suas memórias desta vida, e depois recebe um resumo investigativo no céu sobre sua vida na terra. Um tipo de purgatorio.
Esta Igreja opera numerosas escolas, universidades, hospitais, clínicas médicas móveis, programas e canais de Televisão, abrigos, orfanatos, asilos, fábricas de alimentos naturais e editores em todo o mundo, bem como uma proeminente organização de ajuda humanitária conhecidos como Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA)
A Igreja adventista não tem relatos ou fatos de escândalos e ou negativos. Nacionalmente conhecidos ou de repercussões.
Esta Igreja também defende e aplica a doutrina de batismo por imerção, ou seja, pelas águas. E facilmente se confunde com a Igreja batista que também além de ser adventista tem a doutrina parecida, porém é outra igreja.
IGREJA BATISTA. Esta comunidade assim como a igreja adventista do sétimo dia, também é Cristã protestante e adventista ao sábado (sétimo dia) Esta comunidade 'igreja' não tem um símbolo específico e denominá-se muito referente aos lugares onde se encontra uma unidade. Exemplo: Primeira igreja batista de Curitiba, primeira igreja batista do Jardim Ipê, entre outras.
A primeira Igreja Batista surgiu aproximadamente no ano de 1608. Pode-se dizer que seus fundadores foram; Um clérigo chamado John Smyth e um advogado chamado Thomas Helwys que em busca de liberdade religiosa, fugiram da Inglaterra para a Holanda, com um grupo ao qual lideravam e onde fundaram esta comunidade.
Hoje no Brasil são mais ou menos seis mil igrejas e mais de mil e duzentas congregassões de missão pelo territorio, e mais de um milhão e cem mil seguidores. Existem muitas destas Igrejas com co-dinomes como: Igreja batista Conservadora, igreja Batista bíblica Nacional, Igreja Batista Fundamentalista, Comunhão reforma Batista no Brasil, Igreja Batista do sétimo dia entre outras. Também tem uma faculdade de teologia no Paraná. Esta "Igreja" tem como principal meta de doutrina o batismo de imerção sobre as águas com conciência, ou seja, não batiza crianças e sim adultos que tem pleno conhecimento do que esta fazendo, fato herdado de João Batista.
Não se tem informações com relevancia sobre contras a esta comunidade.
IGREJA EVANGÉLICA LÚTERANA. Esta comunidade Cristã não é totalmente reconhecida pelas pessoas, porém, das protestantes é a mais importantes, pois tem como doutrina e ensinamentos de seu principal fundador MARTIN LÚTERO um excomungado da igreja catolica (ver historia de Martin Lutero mais a frente) ele também é fundador de qualquer igreja evangélica, lembrando que ele foi o primeiro protestante e as comunidades evangélicas surgiram do protestantismo, ou seja, separação da Católica.
Entre as protestantes, esta é a mais importante? 'Porque foi a primeira protestante das igrejas e depois dela o catolicismo jamais foi o mesmo desde o século XVI. Suas ideologias contrariam a igreja católica e fizeram do protestantismo uma reforma importante neste século.
Não se tem exatamente o início desta comunidade, nem o numero de igrejas e seus membros. O que se tem é que os historiadores apontam para a presença dos primeiros protestantes no Brasil a partir de 1555. Mas o que se sabe com exatidão é que o primeiro grupo mais expressivo de protestantes a entrar no Brasil e estabelecer-se em definitivo foi o dos luteranos em 1819. Esta comunidade Sempre representou, porém, uma minoria absoluta dentro da sociedade Brasileira, e assim continua até hoje. Há dados que apontam para 1.300.000 na atualidade. Mas esse número, provavelmente, é exagerado. A maior dessas comunidades, é a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Nenhum registro de contras significante ou conhecido nacionalmente sobre esta comunidade.
IPB. IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL. Presbiterianismo se refere às igrejas cristãs protestantes que aderem à tradição teológica reformada (calvinismo) e cuja forma de organização eclesiástica se caracteriza pelo governo de uma assembleia de presbíteros, ou anciãos. Há muitas entidades autônomas em países por todo o mundo que subscrevem igualmente o presbiterianismo. Para além de distinções traçadas entre fronteiras nacionais, os presbiterianos também se dividiram por razões doutrinais, em especial em seguida ao iluminismo.
A Igreja Presbiteriana é oriunda da Reforma protestante do século XV, e mantém o carácter de Igreja Católica (o termo "católico" significa "universal" ou "geral"), como declarado no credo dos apóstolos.
É uma denominação cristã comprometida com valores éticos e morais. Sua atuação no contexto social brasileiro, por exemplo, é marcante, através de instituições de ensino desde o infantil até o superior, que têm alcançado excelência e reconhecimento internacional, como por exemplo, universidade presbiteriana Mackenzie, Instituto Presbiteriano, entre outras. Sua fundação segundo estudiosos se deve a um homem chamado *John Knox, um discípulo de *João Calvino em 1560, e só chegou ao Brasil em 1859 com um enviado chamado; Ashbel Green Simonton. Não se tem fontes de um número exáto de seguidores, nem de casas denominadas; “igrejas, mas, se sabe que são muitas”.
A IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ULTIMOS DIAS. Também é uma comunidade evangélica Cristã, porém é um pouco diferente que as outras citadas a cima.
Popularmente conhecida como A Igreja Mórmon. É uma comunidade 'igreja de fundamentação cristã com características restauracionistas e a maior denominação originária do Movimento dos Santos dos Últimos Dias. O nome oficial da igreja se refere a Jesus Cristo como seu líder e à conversão dos fiéis, ou santos, à igreja, na última dispensação de onde surge a referência aos "últimos dias" O termo "santos" é a mesma denominação usada na época que Jesus Cristo veio à Palestina, ou seja, seu significado é Algo como "Separado por DEUS".
A Igreja Matrix está sediada em Salt Lake City, nos Estados Unidos e estabeleceu congregações em todo o mundo. Em 2009, a Igreja relatou um pouco mais de 13,8 milhões de adeptos em todo o mundo, um crescimento de 10,4% comparado ao ano de 2006. É a igreja que mais cresce no mundo atualmente, pois, em 1990, eram apenas 7,7 milhões.
Atualmente, é a 15ª maior denominação religiosa no mundo. No Brasil, a igreja relatou possuir pouco mais de 1,1 milhão de adeptos. Os adeptos, habitualmente referidos como Santos dos Últimos Dias ou Mórmons, são Cristãos restauracionistas e conservadores e não se encaixam em nenhuma vertente do cristianismo tradicional.
À semelhança de outras organizações restauracionistas. A igreja ensina que, após os eventos descritos no Novo Testamento, houve uma grande apostasia da verdadeira fé cristã e do sacerdócio. A Igreja ensina que esta verdadeira fé e sacerdócio foram restaurados por Joseph Smith Jr, através da profecia e da visitação de Deus, o pai celestial, e seu filho Jesus Cristo, o Messias, como dois seres separados fisicamente, mas unidos em propósito, no início de 1820.
Também é relatada a posterior visita de anjos e profetas bíblicos como sendo mensageiros celestiais. A comunidade Igreja ensina que é a única organização na Terra com autoridade para realizar ordenanças válidas (como o batismo e o sacramento).
Esta 'Igreja' também pratica outras ordenanças, restauradas por meio de Joseph Smith Jr., como o casamento eterno e o batismo pelos mortos. Esta comunidade igreja tem seu livro semelhante à bíblia, Que é conhecido como O Livro de Mórmon “Outro testamento de Jesus Cristo’’”. Por ser o seu nome de forte espressão muitos confundem este livro como uma Bíblia negra, o que não chega nem perto. O Livro de Mórmon é uma das quatro obras-padrão de A 'Igreja' de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e da Comunidade de Cristo.
As demais obras são; a própria Bíblia, a Doutrina e Convênios e a Pérola de Grande Valor.
Á exemplo da Bíblia, o Livro de Mórmon é uma coleção de pequenos livros, ou uma biblioteca. Note-se que dentre estes pequenos livros há um homônimo Livro de Mórmon escrito pelo mesmo Mórmon a quem se credita a compilação da biblioteca que leva seu nome. Por isso é chamado pelos mórmons de "O outro testamento de Jesus Cristo". Além disso, os seguidores desta comunidade ou os santos dos Últimos Dias como são também conhecidos são comumente chamados mórmons devido a este livro. No meio destas pessoas á grupos que facilmente vemos nas ruas sempre em duplas e sempre vestidos de terno e gravatas e com suas lendárias mochilas e crachas, muitos deles americanos que estão numa espécie de missão de evangelização, ou seja de levar a palavra de Jesus Cristo baseada em seu livro. Também não há registros de relevancias contrarias a esta comunidade.