Criar um Site Grátis Fantástico
  • Currently 2.84/5

Rating: 2.8/5 (302 votos)



Partilhe esta Página



Total de visitas: 19148
Hierarquia católica
Hierarquia católica

Hierarquia católica

                        

                          Papa.

 

     O Papa é a autoridade máxima da igreja católica.

     Reside oficialmente no vaticano uma cidade estado situada dentro de Roma, o vaticano é uma ilha sem costa marítima e totalmente murada, é a sede oficial da Igreja católica e o menor país do mundo tanto em área geográfica como população.

     Ao todo segundo historiadores existiram 264 Papas até hoje contando com o ultimo que é Francisco I° Os três últimos Papados se deram assim;

 

 

 

     Antepenúltimo- Foi João Paulo II  (Karol Wojtyla). Nomeado em 1978 foi o terceiro maior pontificado da historia papal com pouco mais de 25 anos como papa.

      Segundo os católicos o maior pontificado foi de ‘São’ Pedro (Apostolo de cristo e considerado pelos católicos como o primeiro Papa). Que ficou 37 anos como Papa até seu martírio.

     João Paulo II era Polonês, nasceu em 18 de maio de 1920 e foi nomeado Papa aos 58 anos. Teve como antecessor; João Paulo I (Albino Luciani) Italiano, assumiu o Papal em 1978 e ficou apenas 33 dias como Papa. João Paulo II morreu em 2005 aos 85 anos de idade e teve com sucessor Bento XVI que foi o ultimo Papa.

  

 

    Penúltimo- foi Bento XVI (Joseph Ratzinger) Assumiu o Papado em 19 de abriu de 2005.

     Bento XVI é polonês nascido em 16 de Abril de 1927 na Alemanha. Assumiu o papado aos 78 anos de idade. Teve como antecessor a João Paulo II e como sucessor o atual Papa Francisco I.

     Bento XVI fez historia no catolicismo e causou surpresa mundial e até mesmo em Roma ao anunciar sua abdicação (Renuncia) em 28 de fevereiro de 2013.

     Foram raros os Papas que renunciaram, para ser mais preciso contando com Bento XVI dos 264 Papas que existiram, foram apenas quatro que apontam historiadores, sendo o ultimo quase 600 anos atrás. Foi Papa Gregório XII em1406. Antes dele foi Papa Celestino V em 1294. E o primeiro dos três foi Papa Ponciano em 235 D.C.

 

A Razão da abdicação de Bento XVI

   

     Bento XVI renunciou o papado (segundo suas próprias palavras). Alegando não ter vigor nem capacidade para exercer a função.

     O que indica claramente o motivo da renuncia de bento XVI é os escândalos envolvendo Padres de varias parte do mundo em casos de pedofilia, lavagem de dinheiro no banco do Vaticano entre outras acusações formais e informais investigadas a pedido do próprio Papa bento XVI.

     Bento XVI passara o resto de sua vida no castelo Gandolfo em um mosteiro de clausura (Algo parecido com uma prisão domiciliar). Dentro dos muros do Vaticano.

     

 

    Ultimo e atual - É Francisco I (Jorge Mario Bergoglio). Eleito em 13 de março de 2013. É o primeiro jesuíta e o primeiro sul-americano a ser eleito Papa, além de ser o primeiro pontífice não europeu em mais de 1200 anos.

      Francisco l° é argentino, nasceu em 17 de dezembro de 1936. É o Papa de número 264.º da Igreja Católica Apostólica Romana. Assume o Papado com 76 anos de idade depois da abdicação de Bento XVI. Ao ser eleito, o novo pontífice escolheu o nome de Francisco. Segundo o cardeal americano Timothy Dolan, uma homenagem a São Francisco de Assis fazendo referência a "sua simplicidade e dedicação aos pobres".

     Apesar de muitos já chamarem e reconhecerem o atual Papa como Francisco 1°, segundo a Santa Sé o nome do pontífice não será grafado com "I" (Primeiro) em algarismo romanos. Isso só acontecerá se, um dia, houver um papa Francisco II.

    

 

Porque Papas mudam o nome de batismo?

 

      Quando um Papa é eleito ele automaticamente muda de nome. Por isso conhecemos muitos Papas recebendo titulo de ‘II°’ ou III° um exemplo recente é o de João Paulo II° que foi sucessor de João Paulo I Mas nenhum deles antes de serem Papas se chamavam João Paulo.

    O fato de mudar o nome é honrado e obrigatório, e segue um ritual desde o primeiro papa Pedro (Apostolo de Cristo) que se chamavá Simão. Jesus batizou Simão de Pedro após este ser escolhido como apóstolo. Pedro vem do gregoPétras em português; Pedra.

     Quando Jesus o escolheu para seguir seu ministério. disse-lhe: "Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha igreja". “Simão se tornou Pedro e desde então cada papa eleito indica o nome que lhe agrada ou que lhe tenha significado particular, ou razão para homenagear. Exemplo recente a Francisco 1° que como citado acima homenageou a Francisco de Assis. 

      

 

   Como se elege um Papa?

    

     Exceto nos raríssimos casos como o de Bento XVI em que ele abdicou o cargo, o sucessor de um Papa só é decidido e escolhido 18 dias após a morte do atual Papa. Entenda como funciona esse ritual que se chama Conclave.

    

     1. Quando o papa morre, o camerlengo cardeal que assume a igreja interinamente cumpre um ritual. Ele toca três vezes a testa do papa com um martelinho e o chama pelo nome de batismo, sem resposta, ele anuncia oficialmente o falecimento do Papa.

     2. O conclave começa 18 dias após a morte do papa, tempo necessário para que os cardeais de todo o mundo cheguem a Roma. Eles se reúnem num edifício ao lado da Basílica de São Pedro e recebem um livro contendo parte da vida e da obra de cada um dos cardeais presentes ao conclave, todos eles candidatos a  novo papa.

 

     3. A eleição é na Capela Sistina, famosa pelas pinturas do genial Michelangelo (1475-1564). Cada cardeal indica o colega que quer como papa e põe o voto (secreto) num cálice.

     É difícil algum nome receber logo as indicações necessárias que é: dois terços mais um voto.

     Por isso, ocorrem várias votações, duas por dia, até surgirem candidatos fortes que consigam atrair cada vez mais apoio.

     4. No fim de cada rodada, os votos são contados e queimados. Se nenhum cardeal atingiu os dois terços, os votos são queimados com um produto químico que gera uma fumaça negra que sai da capela. Se a votação indicou um novo papa, os votos são queimados com um produto que torna a fumaça branca.

     Votos de fé Fumaça branca nos céus do Vaticano indica que um novo nome já foi escolhido.

     5. Quando um cardeal atinge dois terços mais um dos votos (ou a maioria simples após 30 votações), o camerlengo pergunta ao vitorioso se ele aceita ser Papa e qual nome deseja usar.

      Depois, o camerlengo vai ao balcão de pregações na Basílica de São Pedro e diz a famosa frase: Habemus papam. Ou seja, “temos um Papa”. 

 

     A hierarquia Católica é rígida e incontestável pelos católicos vai da inquestionável jurisdição máxima do Papa á jurisdição mínima de um diácono.

      Cada cargo exerce uma função uma responsabilidade, por fies, dioceses, arquidioceses paroquias em fim.  

       

      Veja nas próximas paginas as ilustrações, e entenda um pouco melhor a hierarquia Católica classificada por autoridades e responsabilidades do máximo ao menor poder, e como funciona.

 

 

  1-Papa- Autoridade máxima na hierarquia Católica. Reside em Roma.

 

                  

 

2- Cardeais. São auxiliadores do Papa. Residem em Roma. Cada cardeal lidera uma igreja ou capela em Roma.

                                  3- - Bispos ou Arcebispos. Responsável por uma Diocese ou Arquidiocese, é uma espécie de Cardeis fora de Roma. Residem em varia partes do mundo. São responsáveis também por Padres (Presbíteros) e Diáconos (auxiliares de Padres).

4- - Padres. São auxiliadores dos bispos e responsáveis por paroquias (igrejas). Tem uma jurisdição apenas parcial sobre os fiéis e são auxiliados por um Diácono.

                                     5- - Diáconos. São auxiliares de Padres. Estudantes dos graus para o sacerdócio, ou seja, ser um padre. Seu poder de jurisdição sobre paroquias e fies e mínima. Também são auxiliares do bispo em algumas tarefas.

     Catedral é uma ou Arquidiocese, e é a sede de uma região católica e onde reside um Arcebispo que é responsável pelas Dioceses, Paroquias, e Capelas desta região. O que diferencia uma Arquidiocese de uma Diocese é a importância histórica ou o tamanho da área geográfica á qual ela é responsável. Esta ilustração tem como exemplo a Arquidiocese de Curitiba PR.

                                                                                                                          

                                                                                                                      

 

 

 

    Dioceses são subdivisões da Arquidiocese sob sua responsabilidade em varias regiões de sua área geográfica e são administradas por um bispo.                                   Oexemplo acima como já citado é a Arquidiocese de Curitiba situada no coração da cidade. Ela é responsável e tem autoridade por seis Dioceses em seis cidades diferentes no Paraná.

 

 

 

 

       

 

     Ainda no Paraná existem mais três Arquidioceses nas cidades de; Londrina, Cascavel e Maringá. As Arquidioceses destas três cidades são responsáveis por três Dioceses cada uma. Espalhadas pelo Paraná. Ao todo no Estado do Paraná há quatro Arquidioceses e quinze dioceses. 

A Diocese por sua vez tem autoridades e responsabilidades pelas Paroquias que são administradas pelo Presbítero (Padre).

     A ilustração abaixo mostra como exemplo a diocese de Paranaguá como citada na pagina anterior, que é governada pela Catedral Arquidiocese de Curitiba que se chama: ‘ Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz’.

Diocese de Paranaguá se chama “Santuário de nossa senhora do Rocio” Esta Diocese é responsável por 14 Paroquias situadas em 14 Municípios de sua região. Estas Paroquias são administradas pelos Padres. E por Ultimo ainda algumas paroquias são responsáveis e dirigem comunidades ainda menores que se chamam capelas, administradas também por Padres.

 

 

 

 

 -

 

      Esta é um pouco e básico da hierarquia católica que como já salientado antes é muito rígida e incontestável assim como é também muito bem organizada. E este é o fator “X” para as diferenças entre a Igreja católica e as evangélicas. Pois como você já deve ter entendido a Igreja Católica é uma só e o que existem, são divisões e subdivisões desta pelo mundo. Suas doutrinas, teologia e teorias são uma só e são seguidas à risca por todas estas divisões que você viu nas paginas anteriores.  Já as igrejas evangélicas são várias e na maioria das vezes independentes e suas teorias e doutrinas são muito variáveis.

     Quantas são? E quais são as igrejas evangélicas que existem? O que defendem, praticam e doutrinam? Conheça um pouco das principais Igrejas evangélicas que existem e suas diferenças.