O nome; Igreja é um nome universal e seu titulo original vem do latim; Eclesia. Igreja é uma instituição religiosa e exclusivamente cristã, ou seja, não existe igreja que não seja da religião cristã
Muito se confunde igreja com religião como já citado antes. Católica, Evangélica, Batista, Protestante, Testemunhas de Jeová entre outras denominações, não são religiões e sim comunidades de seguidores com ideias, teorias, crenças, doutrinas, costumes e ensinamentos diferentes umas das outras. Porém, todas com a mesma base; Jesus Cristo. E o pilar da fé cristã é a Bíblia.
A primeira igreja a surgir foi a Católica que tem quase dois mil anos. Surgiu com o imperador de Roma Constantino l em 325 D.C. quando declarou o cristianismo religião oficial de Roma dando origem à primeira comunidade religiosa, a Igreja católica. Assim como no Brasil é a maior igreja, ou comunidade religiosa no mundo.
A segunda maior e mais antiga igreja ou comunidades religiosas do mundo tem varias repartições e é conhecida como Evangélica. Teve como principal fundador o reformador e protestante Martim Lútero no século 16.
A denominação evangélica é dada para esta comunidade como forma de separa-la da católica, mas evangélica tem varias repartições que apesar de terem a mesma teoria e doutrina e serem todas cristãs seus ensinamentos nem sempre estão em comum acordo e ás vezes é muito diferente uma das outras.
Mas a maior diferença mesmo fica entre todas estas repartições conhecidas como igrejas evangélicas e a igreja Católica. Neste caso as diferenças são grandes. É também muito importante não confundir e ressaltar que tudo que for denominado igreja é da religião Cristã. E o que as outras religiões usam como um lugar de adoração tem outros nomes. Resumindo: Os Cristãos adoram a DEUS e a Cristo nas Igrejas. Não existe, por exemplo, uma igreja muçulmana, ou igreja Judaica ou igreja budista etc. Cada religião tem uma denominação para seus locais de adoração, seita ou culto. Simplificando um pouco mais; Fora o cristianismo existem mais duas religiões que tem seu local sagrado mais conhecido, é o Judaísmo e o Islamismo. Os Judeus adoram a DEUS em locais conhecidos Sinagogas. E os Muçulmanos em mesquitas.
Igreja Sinagoga Mesquita
Apesar das igrejas, sinagogas e mesquitas serem construido do mesmo modo, ou seja, com tijolos areia etc. Alguns detalhes são fáceis de se perceber e saber diferenciar uma Mesquita de uma sinagoga ou igreja e vice versa.
Por exemplo: O formato de uma Mesquita e arredondado e sempre tem símbolos da sua religião o islamismo. As sinagogas às vezes são iguais a uma igreja católica, mas sempre tem estampado na sua frente a estrela de Davi.
Já as igrejas são bem mais conhecidas e construídas de diferentes formas e tamanhos como as de madeira por exemplo. Algumas luxuosas outras bem modestas são quase inconfundíveis, pois quando não tem seu símbolo também exposto ‘a cruz’ tem sempre destinado seu nome com cristo ou cristã entre outras.
Quais as Principais diferenças entre católica e Evangélica?
As igrejas Evangélicas tem uma doutrina menos rígida do que a católica. Elas acreditam que a salvação vem com a fé e o arrependimento. Não acreditam na devoção á santos, assim como não acreditam em santos gerais nem assemelham imagens a Jesus Cristo (estatuas, esculturas, imagens impressas etc.) nem assemelham parceiros a Deus a não ser Jesus Cristo. Inclusive, reprimem esta prática.
Em relação ao dizimo, muitas destas casas igrejas o cobram como lei de doutrina. Estas igrejas acreditam que a confissão deve ser feita apenas em oração diretamente a DEUS, e não acreditam que exista um sucessor de Cristo na terra (Papa) Na igreja Evangélica não se comemora dia de Santos como São João, São Pedro entre outros, mas, se comemora a Páscoa e outras datas significativas como Natal.
Na igreja Evangélica não existe uma matriz, todas estas casas chamadas de igrejas Evangélicas apenas mudam os nomes e muda pouco a prática (leia; Diferenças entre igrejas evangélicas), Os nomes derivam muito, exemplos: ‘Igreja do Evangelho Quadrangular, Igreja evangélica Cristo Vive, Igreja universal do reino de deus, Igreja Adventista do sétimo dia entre muitas outras.
Apesar de o domingo ser um dia especial para se celebrar um culto, não existe um dia da semana “x” sagrado” para se ter um culto, algumas igrejas tem seus cultos todos os dias, outras tem de duas a quatro vezes por semana.
As Igrejas Evangélicas também celebram assim como a Católica; casamentos, Bençãos e Batismos. Porém de forma diferente; O batismo é feito em águas corrente, um rio, um lago. A diferença também do batismo evangélico é que ele é celebrado e efetivado somente se a pessoa por livre vontade quiser ser batizada, prática usada por João Batista na época de Cristo. Quanto ao casamento evangélico, este pode ser feito tanto em uma igreja quanto em um Jardim ou um lugar de preferência dos noivos.
As igrejas Evangélicas são a maior em números de casas e comunidades, mas não de seguidores. Nas igrejas evangélicas o poder maior é de líder comunitário local chamado de pastor, as vezes mais de um por casa ou comunidade. As igrejas evangélicas não aceitam em circustãncia nenhuma a doutrina católica.
A primeira igreja Evangélica foi a Igreja Anglicana que ainda não era considerada protestante e não se difundia como evangélica como conhecemos, era apenas contra algumas doutrinas da igreja católica. Diferente, hoje ela pode ser considerada evangélica e seu fundador foi Henrique VIII. Em 1534 na Inglaterra. Um dos principais responsáveis por essa separação de igrejas foi Martin Lutero, um protestante reformador e ex- sacerdote da igreja católica. (leia; Personagens importantes das religiões) O numero de católicos convertidos a evangélicos é mais que o dobro da situação oposta segundo o (IBGE) nas ultimas décadas.
católica
A Igreja Católica; tem uma doutrina mais rígida e uma burocracia ritualística muito maior. Acredita que a salvação vem com bons atos, mas mesmo com o arrependimento, a pessoa passará por um purgatório onde será julgada por Deus e Cristo antes de saber se irá para o céu ou inferno. Tem forte devoção a santos e os assemelham parceiros no reino dos céus a Deus e Jesus Cristo.
Muitos dos seguidores católicos são devotos de santos exclusivos como: Virgem Maria, São Cristóvão, São Jorge, São Pedro e muitos outros padroeiros. Cada um destes santos tem um significado individual e um tipo de proteção considerada assim pelo devoto, assim como um dia exclusivo e dedicado a eles. Exemplo: São Jorge é o santo casamenteiro e seu dia é comemorado em 23 de abril.
A igreja Católica prega o dizimo como oferta de cada católico e tem o domingo como o dia principal de suas reuniões rituais, é a chamada missa dominical. Prega a confissão da pessoa católica pelo menos uma vez ao ano ao padre de sua paróquia, acreditam que esse ato da ao padre o poder para lhe aplicar penitências com rezas e promessas de acordo com o seu (considerado) pecado.
Também é regra católica jejuar quando a igreja manda se comungar ao menos pela Páscoa, celebrar os dias dos santos. Os seus fiéis fazem pedidos e pagam promessas, acendem velas como dedicação e devoção.
Diferente das igrejas Evangélicas os chefes de igreja Católica são chamados de padres e não pastores. Mas a hirarquia de cargos e estrutura desta igreja é muito maior que isso. Entenda:
Todas as igrejas católicas estão sobre poder Máximo de um suposto sucessor de Pedro na terra (apostolo de cristo) Ele tem a autoridade máxima no catolicismo do mundo, reside no menor país do mundo; A ilha do Vaticano, ele é o Papa. (Papa em latim quer dizer Pai) É claro que sózinho ele não daria conta de organizar todas as igrejas católicas do mundo, por isso essa hirarquia é cheia de repartições
O Papa é auxiliado pelos Cardeais eles são os conselheiros e os colaboradores mais íntimos do Papa. Os cardeais que não residem em Roma são chamados de bispo. A cada cardeal é atribuída uma igreja ou capela. Depois vêm os Arcebispos que são os bispos que, na maioria dos casos, estão à frente das arquidioceses se a sua arquidiocese for à sede de uma província eclesiástica, eles normalmente têm também poderes de supervisão e jurisdição limitada sobre as dioceses.
Ai então vem os bispos que tem jurisdição completa e total das dioceses, e só ai depois vem os padres que tem um nível de jurisdição parcial sobre os fiéis e não são todas as igrejas que tem um padre a sua frente.
A igreja católica se considera a única igreja oficial do cristianismo assim como os islamitas consideram o islã a única religião oficial de Deus. Um fato negativo no crescimento do catolicismo e que segundo o (IBGE) o numero de católicos convertidos a evangélicos e algumas outras religiões é muito maior do que devotos de outras religiões que adotam o Catolicismo como nova religião.
Para melhor entendimento leia as página; Hierarquia católica. e Igrejas evangelicas.